Siga @showeroda

Moto

MotoE bikes para o Campeonato 2023

Publicado

on

Ducati

Começa o capítulo elétrico da Ducati: inicia a produção da MotoE bikes para o Campeonato 2023

Pouco mais de um ano após o primeiro teste com Michele Pirro no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, começaram os trabalhos nos protótipos ‘V21L’ que serão os protagonistas de 2023 FIM Enel MotoE ™ Temporada do Campeonato Mundial. A produção das motos começou em dezembro e as 23 unidades estarão prontas em meados de fevereiro. Além das 18 motos que vão correr serão disponibilizadas à organização cinco unidades suplentes. Cada protótipo é montado por técnicos especializados do Departamento de Corrida da Ducati MotoE com o mesmo processo, precisão e atenção aos detalhes típicos da alta habilidade usada para construir uma moto de MotoGP.

O início da produção dos protótipos “V21L” representa o início de um novo e importante capítulo na história da Ducati. Para a empresa de Borgo Panigale, este projeto nasceu com o objetivo de desenvolver competências para o seu futuro, mantendo a abordagem que sempre alimentou o DNA da Ducati: experimentar soluções tecnológicas no mundo das corridas e trabalhar para que tudo o que é desenvolvido nesta área possa então ser usado em motos destinadas a entusiastas de todo o mundo. Para isso, a Ducati criou a motocicleta elétrica mais tecnológica, refinada e sofisticada do mundo, resultado do trabalho conjunto dos engenheiros de R&D da Ducati e da equipe Ducati Corse. “V21L” é a MotoGP das motos elétricas, combinando as tecnologias eletrônicas e as dimensões do chassi desenvolvidas pela Ducati Corse com o processo de design e gerenciamento de projetos típicos de uma moto de estrada como a Panigale V4. É a combinação das melhores habilidades dos dois mundos, corrida e produção, um protótipo com o qual a Ducati experimenta um mundo ainda a ser descoberto, o das motos esportivas elétricas.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati: “O início da produção da Ducati MotoE é um momento significativo para a nossa empresa, que com este projeto está estudando profundamente as tecnologias do futuro para o mundo do motociclismo. É uma importante área de experimentação, na qual estamos colocando em jogo todo o nosso know how para estarmos prontos se, e quando a tecnologia das baterias permitir a criação de uma moto elétrica de estrada com o peso, desempenho e alcance que os entusiastas esperam de uma Ducati. Estamos, portanto, embarcando nesta nova aventura com o objetivo de desenvolver as pessoas e as habilidades dentro da empresa para entender qual pode ser o caráter de uma futura moto elétrica de estrada da Ducati. O projeto MotoE representa o primeiro passo para a Ducati contribuir para a redução das emissões de CO2 no lado do produto. A sustentabilidade ambiental é algo que todos os indivíduos e todas as empresas devem considerar uma prioridade para preservar o delicado equilíbrio do planeta. A Ducati aposta nisso também en nível industrial, e a construção da nova área de Acabamento e Deliberação Estética classificada como Nearly Zero Energy Building é apenas o exemplo mais recente”.

Depois de um ano de testes de desenvolvimento em que Michele Pirro, Alex De Angelis e Chaz Davies se revezaram no protótipo “V21L”, o projeto Ducati MotoE está cada vez mais próximo do momento em que as motos vão para a pista. O primeiro teste com os pilotos e equipes que irão disputar o Campeonato Mundial de 2023 está agendado para os dias 6, 7 e 8 de março em Jerez, seguindo-se mais três dias de testes a 3, 4 e 5 de abril no circuito de Montmelò em Barcelona.

A estreia na corrida será no Grande Prêmio da França, no sábado, 13 de maio. O calendário do Campeonato Mundial de MotoE de 2023 está distribuído em oito Grandes Prêmios, com duas corridas por fim de semana, ambas aos sábados. Depois da estreia na França, o Campeonato Mundial de MotoE continua em Mugello no final de semana de 11 de Junho, em Sachsenring no fim de semana seguinte e em Assen em 25 de Junho. Após as férias de verão, as motos Ducati MotoE retornarão à pista em Silverstone em 5 de agosto, antes de enfrentar os três Grandes Prêmios finais no Red Bull Ring (20 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (10 de setembro).

Enquanto isso, no entanto, o desenvolvimento do protótipo continuará como uma nova versão do que é, para todos os efeitos, a primeira Ducati elétrica da história está programada para chegar às pistas a partir de 2025.

Copyright © 2006 Show & Roda ® BF Produção Creator: BF