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Elétricas: Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1

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Kawasaki

A Kawasaki revela a chegada de duas motos elétricas à Europa para o próximo mês. Criadas para se enquadrarem no segmento de 125 cm³, as novas Kawasaki Z e-1 e Ninja e-1 elétricas fazem parte da família Ninja e Z e, de acordo com a marca, conferem a sensação de condução típica de suas máquinas, aliadas a questão de zero emissões.

Ambas as motocicletas elétricas se enquadram na categoria de 125 cm³ e compartilham o mesmo motor, sendo a principal diferença sua aparência. A Ninja e-1 abraça o estilo clássico das motos esportivas com as suas carenagens elegantes, enquanto a Z e-1 entra no mercado de motos naked com um design minimalista.

Ao centro destas motos elétricas está um motor com potência nominal de 5 kW (6,7 cv), capaz de fornecer até 9 kW (12,1 cv) no seu pico, juntamente com 4,1 kgf.m de torque.

Um recurso de destaque são as baterias duplas removíveis, conectadas em paralelo, uma opção de design que a Kawasaki afirma oferecer maior eficiência de carga em comparação com uma conexão em série.

Desfrutando de uma variedade de opções de carregamento, esta configuração de bateria pesa 11,5 kg e requer aproximadamente 3h42 para atingir a carga completa. Sem embreagem, sem mudanças de velocidade e com um estilo de condução simples, a pilotagem é facilitada por algumas funcionalidades inteligentes centradas no condutor, como dois modos de condução (Road e Eco) e um “e-boost”. 

Uma opção que fornece um máximo sob demanda de 9 kW de potência e aceleração (além de uma velocidade máxima potencial de 99 km/h quando permitida) numa curta distância graças a um botão e-boost colocado junto ao punho direito do guidão.

No que se refere à ciclística, esta máquina tem como base uma estrutura de treliça de aço. Os componentes de frenagem e suspensão são idênticos em ambos os modelos, apresentando um único disco de freio dianteiro de 290 mm com pinça de pistão duplo, um disco de freio traseiro único de 220 mm, garfos dianteiros telescópicos de 41 mm e um link inferior Uni- Trak, além do amortecedor traseiro carregado a gás com ajuste de pré-carga da mola.

Em termos de especificações, a Ninja pesa 140kg, um pouco mais pesada que os 135kg da naked Z. Ambas as motos compartilham uma altura de assento de 785 mm e uma distância entre eixos de 1.370 mm. 

Enquanto a Z possui 10 mm a mais de distância ao solo do que a Ninja (170 mm x 160 mm), as duas máquinas têm o mesmo curso de roda, com 133 mm na traseira e 120 mm na dianteira. Eles também contêm pneus idênticos 100/80-17M/C 52S (dianteiro) e 130/70-17M/C 62S (traseiro).

Desfrutando de uma aparência única em Prata Metálica Brilhante e Verde Limão Metálico Mate – que será a assinatura dos futuros modelos Kawasaki EV – a visão do piloto é guiada por uma tela TFT com conectividade para smartphone.

Informações como status de pilotagem, autonomia, disponibilidade da função boost e nível de pilotagem selecionado (Road ou Eco), o TFT auxilia na condução, aliado aos freios ABS que contribuem com a segurança.

As opções de carregamento incluem uma estação na qual uma bateria pode ser colocada ou através de um cabo que pode se conectar a unidade externa do carregador à máquina através de uma tomada sob o assento com as baterias ainda instaladas.

Os recursos das baterias de íons de lítio incluem indicadores de carga integrados, além de um design simétrico que permite uma colocação mais fácil dentro da máquina, mais uma área de armazenamento com trava acima das baterias, abaixo da tampa.

Com uma gama de acessórios, incluindo assentos Ergo-Fit de +30 mm e várias soluções de carregamento, os modelos Z e-1 e Ninja e-1 da Kawasaki estão prontos para criar um capítulo importante na história da empresa.

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