Siga @showeroda

Competição

Final Rally Dakar 2022

Publicado

on

Foram 15 dias de competição, 13 etapas e mais de oito mil quilômetros percorridos, 5.200 deles cronometrados. A sexta-feira (14/01) marcou o encerramento do Dakar 2022, na Arábia Saudita e consagrou os vencedores desta edição do maior rally do mundo. Com direito a um brasileiro entre eles. Pela segunda vez o navegador Gustavo Gugelmin vence entre os UTVs, na classe T4. Agora ao lado do norte-americano Austin Jones, no Can-Am Maverick XRS da equipe oficial Can-Am.

Carros

Nenhuma surpresa na definição dos carros. Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel (Toyota Hilux T1+ / Toyota Gazoo Racing) confirmaram a vitória ao administrar a vantagem entre Bisha e Jeddah. Para o piloto do Qatar, é a quarta conquista (levou também em 2011, 2015 e 2019). Com o novo navegador Fabien Lurquin, Sebastien Loeb (BRX Hunter T1+) mais uma vez foi vice-campeão. Yazeed Al-Rajhi e Michael Orr (Toyota Hilux T1+ / Yazeed Racing) completaram o pódio.

Motos

Segundo título para o britânico Sam Sunderland nas duas rodas (levou também em 2017). E o primeiro da Gas Gas, que pertence à KTM e também alinha as 450 Rally da fábrica austríaca. O piloto de 32 anos, conseguiu ser constante num formato de prova que penaliza quem larga nas primeiras posições por ter se destacado na especial da véspera. Sunderland retomou a ponta no momento decisivo (o penúltimo dia). Num estágio mais curto, usou bem a vantagem que tinha. Os 3min25 perdidos para o chileno Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) foram mais que suficientes para garantir o bi, à frente do chileno. O austríaco Matthias Walkner (KTM) completou um pódio com três marcas diferentes.

Danilo Petrucci (KTM) completou o desafio apesar da quebra no terceiro dia, com direito a uma vitória de etapa. Sem o tempo de penalização, o ex-piloto da MotoGP ficaria entre os 40 primeiros, à frente de nomes com experiência bem maior neste tipo de prova.

Quadriciclos

Nos quadriciclos Alexandre Giroud (Yamaha) se tornou o primeiro francês a conquistar o título da categoria. Em 1997, seu pai, Daniel, se tornou o primeiro a completar o rally neste tipo de veículo. Marcelo Medeiros fechou a prova em sexto, com três vitórias de etapa. O maranhense perdeu a chance de lutar pelo pódio com a quebra da suspensão na quinta etapa.

Acompanhe o Highlihts da Final

Copyright © 2006 Show & Roda ® BF Produção Creator: BF