Competição

Híbridos no WRC – Rally Monte-Carlo

Híbridos no Rally Monte Carlo – WRC

Publicado

on

A temporada 2022 marca a estreia de uma nova geração de carros, com uma estrutura de segurança reforçada e a aerodinâmica mais simples. Com o sistema híbrido, as equipes orientaram os pilotos a não frear com o pé esquerdo, técnica comum na modalidade, para favorecer a recuperação de energia.

Os novos e inovadores carros no Rally WRC combinam um motor elétrico de 100 kW com um motor turbo de 1,6 litros. O WRC comemora sua 50ª temporada com novos regulamentos para conduzir o campeonato em direção a um futuro mais sustentável.

A regeneração de energia do sistema híbrido plug-in, um combustível 100% livre de hidrocarbonetos e fontes de energia sustentável são fundamentais para o compromisso do WRC com uma perspectiva sustentável.

O desempenho máximo chega acima de 500cv nas estradas de montanha nos Alpes franceses.

A prova

Em sua 90ª edição, o Rally de Monte-Carlo contará com 17 estágios cronometrados no asfalto, de quinta-feira (20) a domingo (23). E começa com as especiais noturnas que incluem o lendário Col du Turini (La Bollene – Vesubie/Moulinet). A previsão do tempo para a região dos Alpes Marítimos praticamente descarta a presença da neve, normalmente uma dificuldade a mais na prova.

O ‘Monte’ 2022 conta com o número máximo de inscritos (75). Onze deles no Rally. Sebastian Ogier, com novo navegador (Benjamin Veillas) busca sua nona vitória, depois do octacampeonato mundial – fará apenas algumas etapas com o Yaris Hy. A Toyota conta ainda com Kalle Rovanpera / Jonne Haltunen; Elfyn Evans / Scott Martin e Takamoto Katsuta / Aaron Johnston. Com o i20 HY, a Hyundai alinha Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe; Ott Tanak / Martin Jarveoja e Dani Sordo / Candido Carrera.

Agora com o patrocínio da Red Bull, a Ford M-Sport aposta no SUV Puma e também terá quatro carros nas estradas de montanha francesas: Craig Breen / Paul Nagle; Adrien Fourmaux / Alexandre Coria; Gus Greensmith / Jonas Andersson, além de Sebastien Loeb / Isabelle Galmiche. A navegadora francesa substitui o monegasco Daniel Elena, parceiro de Loeb nos nove títulos mundiais.

Mais Vistos

Sair da versão mobile